segunda-feira, 2 de maio de 2016






A DÍVIDA BRASILEIRA É INSUSTENTÁVEL

Os governos petistas saem de cena deixando uma herança maldita que acompanhará o povo brasileiro por alguns anos à frente, e poderá lhe exigir sacrifícios para se safar desse legado.
O economista Cláudio Addilson Gonçalez, presidente da MCM Consultores, publica no jornal O Estado de S. Paulo de hoje (2 de maio de 2016) um artigo em que deixa claro que, “mantida a trajetória atual, mesmo descontando os efeitos cíclicos da recessão sobre o déficit público, a dívida governamental brasileira é insustentável”.
O economista define antes o que seja uma dívida sustentável: “a dívida é sustentável se o governo for capaz, ao longo do tempo, de arrecadar o suficiente não somente para pagar seus gastos correntes, mas também para honrar seus compromissos acrescidos dos devidos juros”.
E adiciona que “o rombo atual, ou seja, a diferença entre o déficit que vem sendo realizado pelo governo e o superávit necessário para estabilizar a dinâmica da dívida, é algo entre R$ 180 bilhões e R$ 300 bilhões por ano, ou seja, 3% a 5% do PIB.
A larga faixa para essa estimativa se justifica pelo fato de ela depender de muitas variáveis, difíceis de prever. Pior, esse buraco cresce anualmente cerca de 0,4% do PIB, em razão da evolução das chamadas despesas obrigatórias”.

ONDE ESTÁ O CERNE
O cerne do desequilíbrio fiscal está nas chamadas transferências, principalmente benefícios previdenciários, subsídios e subvenções e programas sociais.
Resolvemos resumir as variáveis nas quais ele baseia seu diagnóstico, nos gráficos a seguir:



(Claudio Adilson Gonçalez, ECONOMISTA, DIRETOR-PRESIDENTE DA MCM CONSULTORES, FOI CONSULTOR DO BANCO MUNDIAL, SUBSECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL E CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário